PARA MELHOR SEGURANÇA, ESTAMOS MODERANDO TODOS OS QUE VISITAM NOSSO FORO ...MUITO EM BREVE , SOMENTE OS USUÁRIOS CADASTRADOS PODERAO VE-LO.
É IMPORTANTE QUE VOCE FAÇA SEU REGISTRO COM SEUS DADOS PESSOAIS TAIS COMO IDADE,CIDADE,SEXO,ETC.
FAÇA LOGIN E SEJA BEM VINDO.
OBRIGADO
PARA MELHOR SEGURANÇA, ESTAMOS MODERANDO TODOS OS QUE VISITAM NOSSO FORO ...MUITO EM BREVE , SOMENTE OS USUÁRIOS CADASTRADOS PODERAO VE-LO.
É IMPORTANTE QUE VOCE FAÇA SEU REGISTRO COM SEUS DADOS PESSOAIS TAIS COMO IDADE,CIDADE,SEXO,ETC.
FAÇA LOGIN E SEJA BEM VINDO.
OBRIGADO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 

 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 SkyRay c/vídeo

Ir para baixo 
+2
bigespectro
yensid
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty3rd março 2012, 21:37

O material:

Como um bom construtor compulsivo inscrito na ACCA, não consigo ficar sem realizar a construção de um aeromodelo, pelo menos à cada 15 dias! Apesar de estar envolvido na recuperação de alguns aeromodelos e no projeto do GBR3, que encontra-se em andamento, apesar de meio parado.

Outro dia desses, quando estava na gráfica do colega que imprime minhas artes gráficas para a entelagem dos meus aeromodelos, deparei-me com um material interessante. Trata-se de policarbonato alveolar.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20043p

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20045p

Sou oftalmologista e sei que uma das resinas mais resistentes à impacto no mercado é o policarbonato, além de ser uma das mais leves. Atualmente é uma das mais utilizadas na confecção de lentes de grau.

Por isso, perguntei-me: seria possível utilizar este material na construção de aeromodelos? Se fosse possível, seria bem interessante ter um aeromodelo resistente à impactos e ao mesmo tempo semi-TRANSPARENTE! Na minha maneira de pensar, ficaria muito interessante.

Então saí à caça do tal material. Foi um pouco difícil encontrar, em função da região onde moro. Mas comprei duas folhas de 1,10m x 6m por R$ 180,00 cada uma.

As características desse material são:

Densidade = 1,20 g/cm³
Absorção de Água (4 horas) = 0,35%
Permeabilidade à água < 2,28 g/m²

Propriedades Mecânicas:
Alongamento à Tracção > 60 Mpa
Resistência à Tracção >70 Mpa
Alongamento no Limite Elástico = 6 - 8%
Alongamento à Ruptura > 100%
Módulo de Elasticidade > 2.300 Mpa
Resistência ao Impacto (Charpy) > 50 kJ/m²

Propriedades Ópticas:
Transmissão Luminosa
Transparente = 88 %
Opal = 46%

Transmição Solar
Transparente = 83%
Opal = 51%

É um material um pouco difícil de trabalhar à primeira vista, mas com o tempo, vamos encontrando a melhor maneira.

Inicialmente, fiz uma comparação entre o peso deste material e o depron de 5mm que possuo. Cortei 2 pedaços do mesmo tamanho de ambos os materiais e pesei em balança eletrônica. Encontrei que o policarbonato é 3 vezes mais pesado que o depron. Ou seja, não é possível construir aeromodelos pequenos mas, vamos ver o que conseguimos.

O material pode ser cortado com serra tico-tico usando serra de metal (dentes finos), quando formos realizar grandes cortes. Para detalhes ou cavidades, podemos usar o estilete (prepare-se para fazer um pouco de força!) ou então a dremel com um disco de corte.

Para colagem, experimentei 3 opções: cola de contato (sapateiro), cola ciano-acrilato (bonder) e cola de isopor. Para as três opções, consegui realizar a colagem de dois pedaços de material que ficaram firmemente aderidos. Não consegui soltá-los, apesar de ter colocado bastante força. As peças, após passada a cola, foram fixadas utilizando grampos de pressão para garantir um melhor contato entre as superfícies.

O modelo escolhido:

Para o projeto piloto no uso deste material nas minhas construções (pode ser que alguém já tenha utilizado... mas desconheço.), escolhi algo bem fácil, simples e rápido de construir, pois desejava concluir no decorrer desta semana para inaugurar tentar fazer o primeiro vôo no próximo sábado.

Encontrei um projeto de uma asa voadora que é feita basicamente utilizando uma folha de depron dobrada. O nome original do projeto é PIBROS, e pode ser encontrado sua planta na internet, gratuitamente.

Como é de praxe minha, fiz algumas modificações na planta inicial para adequá-la ao peso final estimado, tendo por base minha eletrônica e o material que iria utilizar.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20001pa
SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20001pb

As dimensões finais do meu projeto foram 1m de envergadura por 50cm de corda raiz.

Para a realização do projeto precisaria então de um pedaço de policarbonato alveolar de 100 cm x 50 cm, que seria cortado conforme vemos no desenho acima, retirando-se os elevons, que seriam cortados à parte.

A eletrônica prevista:

Motor = TP 450-Size 2415-03T Brushless Heli Motor 4850kv
SkyRay c/vídeo 6261

ESC = HobbyKing Red Brick 70A ESC (Opto)
SkyRay c/vídeo 18009

Bateria = Lipo 3S 4000mAh 20C (Zippy)

Servos = Turnigy TGY S3317B

Hélice = 5.5x4.5

Com este setup, medi no meu sistema "altamente preciso" de empuxo medi 1,1 Kg com 79A de pico e a temperatura do motor, após 5 segundos de teste chegou a 56oC. Tenho algumas dúvidas quanto às medidas de corrente feitas com meu medidor Embarassed por isso vou manter este ESC apesar de saber que, se esta medida estiver correta, ele não é o adequado. Vamos ver como se comporta em vôo.

À seguir, a montagem da asa voadora Ghost Arrow!

Começando a montagem:

O projeto em si é muito simples de ser realizado. Inicialmente precisamos de um pedaço de policarbonato alveolar de 1m de comprimento por 50 cm de largura e nele desenhar os triangulos que compõem o aeromodelo.

Para tanto, marque o meio do comprimento de um dos lados da folha e desenhe linhas ligando as extremidades opostas à esse ponto. Assim você demarca o delta principal e as duas porções superiores que deverão ser "dobradas" sobre a primeira. Como o material que estou trabalhando apresenta uma grande dificuldade para realizar esta curva, e como queria ganhar tempo (não é impossível fazer!), preferi cortar as peças e posicioná-las apenas, como podemos ver nas imagens abaixo.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20009p

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20010p

Da para notar que o policarbonato alveolar é formado por várias "vigas em I" por assim dizer. Posicionando as peças como vemos na imagem acima e inferior, vamos ter o cruzamento destas "vigas" o que, acredito, vai determinar uma maior resistência ao aeromodelo.

Como não queira fazer uma asa sem perfil, resolvi colar dois pedaços de vareta de balsa no delta principal e, com isso criar um "perfil". Como iria ficar, só no final iria ver... tudo é novidade!

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20011p

Hoje vejo que as varetas de 10mm que escolhi foram de pouca espessura, no final. Como o policarbonato tem 4mm de espessura, no final das contas, fiquei com um perfil muito fino ainda!!!! Evil or Very Mad

As longarinas de balsa foram coladas inicialmente com cola de contato, na parte inferior da asa. Posteriormente, marquei seu posicionamento nas seções superiores, apliquei cola de contato e fiz uma primeira colagem desta região.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20012p

É bom informar que o policarbonato alveolar vem protegido com um filme plástico em ambos os lados e, antes de efetuarmos qualquer colagem, devemos retirar este filme (isto é óbvio! :? ).

Em seguida, apliquei cola de isopor nas bordas da asa, de ambos os lados, e após esperar secar por alguns minutos, iniciei a colagem, utilizando prendedores e fita adesiva para manter as superfícies bem unidas.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20014p

Dá um pouquinho de trabalho devido o perfil que é formado à força. Mas no final ficou bom.

Enquanto esperava a colagem definitiva desta parte da asa, fui cortar os elevons e os estabilizadores verticais.

Os elevons foram cortados em duas peças cada, com as "vigas" do policarbonato cruzando-se, novamente para ter uma maior resistência final.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20015p

Os estabilizadores verticais são formados por uma única peça de policarbonato, e são em número de dois, como pode ser visto no desenho do projeto.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20016p

Os elevons:

Para concluir a montagem dos elevons, realizei a colagem das duas partes utilizando cola de contato de pegadores de aço. Antes de realizar esta colagem coloquei pedaços de filme de raios-x para fazer as dobradiças.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20015p

A colagem das dobradiças foi feita com cola CA e por cima, apliquei a cola de contato, colando as duas peças após o tempo previamente definido para uma colagem adequada.

Depois de 24h esperando a colagem da asa principal, retirei os pegadores da parte posterior (bordo de fuga) para verificar como estava a colagem. Após algum tempo de retirada destes apoios, a colagem da parte central do bordo de fuga descolou. Em função disso, optei por um recurso mais grosseiro Twisted Evil como pode ser visto abaixo.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20036p

Utilizei arrebites de 16mm de comprimento, protegidos com arruelas superiores e inferiores, para proteger o material.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20027p

Se a asa tivesse sido apenas dobrada no bordo de ataque, o problema estava resolvido. Porém, como cortei as partes superiores, ao retirar os pegadores, alguns pontos também tendiam a descolar. Para não utilizar arrebites no bordo de ataque, resolvi fixar com fita adesiva larga transparente. O problema foi resolvido.

O suporte do motor:

O suporte do motor foi confeccionado utilizando perfil de alumínio em U. Cortei as laterais, abri um pouco e dobrei 90 graus. Na região de sobreposição das peças, furei e fixei com arrebites. Fiz os devidos furos para fixar o motor.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20022p

O suporte foi fixado na face superior da parte inferior da asa. Ou seja, ficou no meio da asa. Além de colar com cola de contato, furei e arribitei em quatro pontos.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20024pa

Os estabilizadores verticais foram fixados na parte posterior da asa. Para isso, cortei encaixes nas posições adequadas e colei-os com cola quente, utilizando uma inclinação de 100 graus. No projeto original eles são posicionados à 90 graus.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20020p

O restante da montagem foi apenas posicionar a eletrônica, buscando o melhor equilíbrio e atingir o ponto de CG ideal, que não foi conseguido inicialmente.

Como a bateria necessitou ficar muito no nariz da asa, resolvi fazer uma proteção extra, utilizando isopor P3 para esta moldagem. Após os devidos recortes e lixar de forma adequada as peças, pintei-as com esmalte sintético à base d'água na cor amarela. Como o policarbonato que estou usando é fumê, o amarelo limão que utilizei deve destacar bem em vôo.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20019p

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20021p

A parte inferior da asa ficou assim, após a pintura.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20024p

E a superior assim...

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20017p

Acertando o CG:

Utilizei o CG à 20% da corda média, o que dá 23cm à partir do nariz da asa. Poderia utilizar um valor um pouco maior mas, em função da grande "inclinação" do bordo de ataque, acredito que esta asa deva ter um comportamento algo instável.

Apesar de ter posicionado a bateria no nariz da asa, os servos o mais à frente possível, assim com o ESC o receptor e o BEC, não consegui equilíbrio no ponto calculado. Ficou com peso de cauda. Em função disso, minha primeira opção foi reduzir a largura dos elevons.

Quando os desenhei e construi, achei que a área estava muito grande para uma asa zaggi. Com o posicionamento do CG com peso de cauda, aproveitei e cortei os elevons, reduzindo este peso na região posterior do aeromodelo.

Mesmo assim, ainda não consegui um posicionamento adequando do CG. Em função disso, optei pela cooisa que detesto fazer em aeromodelos: tive que acrescentar peso morto no nariz do aeromodelo. No total foram 120g de chumbo colocados no nariz para conseguir posicionar o CG no local ideal.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20038p

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20039p

Aproveitei e, para reforçar mais a nacele de isopor da asa, revesti-a com fita adesiva transparente larga, em várias camadas. Esta nacele foi colada nesta posição com cola de isopor.

Na imagem abaixo podemos ver a posição final da eletrônica e dos chumbos...

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20037p

Espero visualizar uma imagem semelhante à esta quando estiver voando...

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20025p

Para o lançamento, confeccionei, também em policarbonato, um suporte que foi fixado na parte inferior da asa e colado com cola quente. Este suporte foi cortado de modo a formar uma espécie de "apito". Acredito que o ar passando nos orifícios deste suporte irá gerar algum som... vamos esperar para ver. Idea

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20042p

Esta será a maneira que meu arremessador irá segurar a Ghost Arrow para lançamento...

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20041p

Peso final, em ordem de vôo = 1320g Shocked
Carga alar = 52.8 g/dm2 Shocked

Testei o empuxo do motor, depois de pronta, segurando-a pelo nariz na vertical e acelerando tudo, verifiquei que o motor consegue elevar a asa. Ou seja, existe empuxo vertical para uma boa ascensão. Vamos ver na prática como fica, pois se tiver que voar com o stick no máximo, acredito que vou torrar o ESC e talvez o motor... e talvez minha bateria nem aguente muito tempo! Vamos ver!?

Espero que voe! Pelo menos... Question
Disney


Última edição por yensid em 26th março 2012, 12:45, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
bigespectro
Admin
Admin
bigespectro


Pontos : 1431
Data de inscrição : 24/02/2011
Idade : 71
Localização : sorocaba

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty4th março 2012, 00:49

Embora suas fotos esejam um pouco grandes, a asinha ficou show de bola.
Vai ter video?
Aguardamos entao ehehheeh
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio_rj
Medalhas
Medalhas
Marcio_rj


Pontos : 151
Data de inscrição : 26/02/2011
Localização : Nova Iguaçu/RJ

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty5th março 2012, 10:27

Olá yensid,

se vc estivesse usando (poliondas, pastinhas, spadet são os nomes mais usados popularmente) mais finos, ficaria mais facil de dobrar e mais leve, estou fazendo un stick de pastinhas escolar farei a postagem passo a passo aqui no forum.
Quanto ao CG se vc estivesse colocado o motor mais para frente evitaria acrescimo de peso no bico, mais sua asa ficou legal, vamos ver como ela se sai em voo.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
CONDOR
Medalhas
Medalhas
CONDOR


Pontos : 206
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 64
Localização : Dois Córregos S.P

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty5th março 2012, 11:46

Esse vai valer a pena.
Estou acompanhando esse ovo de colombo.

blz..
Ir para o topo Ir para baixo
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty5th março 2012, 18:22

Ainda tá grande, BIG?! Vai ver é que eu gosto de imagens BIG!!! Razz Mas vou tentar diminuir um pouco mais, da próxima vez.

Quanto a usar polionda, o objetivo deste projeto é utilizar um novo material. Muito mais resistente! Posso dizer que é praticamente inquebrável!

Depois de adesivado...

Aqui é a versão final, já com os adesivos que identificam o aeromodelo.

Vista superior...
SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20002p

Vista inferior...
SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20003p

O primeiro vôo:

Bem galera, o primeiro vôo ocorreu no sábado, dia 03/03/2012 à tarde. Apesar de ter sido filmado, ainda não está disponível no youtube mas, vou descrever aqui o que achei da asa Ghost Arrow e como se decorreu o vôo. O que posso adiantar é que voou e que o material está aprovado e é perfeitamente viável para a construção de aeromodelos.

Momentos que antecederam o vôo inaugural:

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%20050p
Aqui dando uma rápida explicação sobre o projeto.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2051p
Dando as orientações finais para o colega Farias, que estaria fazendo, à princípio a função de câmera-man (sua função original) e de lançador (o oficial não compareceu!).

O lançamento:
Na reta final do lançamento, apareceu um outro colega que assumiu a função de câmera-man pois não tinha experiência para fazer o lançamento.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2052p

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2053p

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2054p

Apesar do lançamento ter sido um pouco para cima, a asa afundou bastante, quase tocando no solo logo na partida. Já esperava por esta situação visto tratar-se de uma asa e não estar usando um perfil reflex, o que determinaria a necessidade de trimagem nos elevons para cabrar o modelo. Mas o comportamento foi super estável! Necessitou apenas de trimagem para compensar a falta de reflex. Não havia tendências para roll. Achei muito bom isso.

As primeiras curvas, fiz com bastante cautela. Notei que ela tem uma grande tendência para afundar se a curva for fechada... o que também já esperava, em função do layout do projeto.

Mas feito a trimagem, o vôo transcorreu normalmente. Pude reduzir a aceleração inicialmente para cerca de 70% e posteriormente para 50% e manter um vôo estável.

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2056p

O tempo total de vôo com motor durou exatos 60 segundos! Após desacelerar para 50% e voltar a acelerar para começar a brincar e sentir melhor a asa, visualizei um rastro de fumaça acompanhando o aeromodelo... Evil or Very Mad

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2057p

Não sei se dá para perceber na imagem acima, mas no vídeo, é bem nítido o rastro de fumaça. Parecia que tinha ligado a bomba de fumaça... tinha que trazer o aeromodelo para pouso...

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2058p

uma estrela piscou pra mim, lá do aeromodelo, sinalizando o desafio!

Primeiro pouso... primeiro pouso de emergência!

Sem motor, fiz uma curva um pouco mais agressiva...

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2059p

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2060p

Afundei o nariz do aeromodelo... e corrigi sua trajetória próximo à pista...

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2061p

O toque não foi muito delicado em função do peso do aeromodelo (1300g) e da velocidade...

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2062p

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2063p

SkyRay c/vídeo Ghost%20Arrow%2064p

Mas não ocorreram danos à estrutura do aeromodelo. O que tocou o solo foi o suporte de arremesso e, mesmo este, teve apenas leves danos, estando intacto e pronto para novos vôos. O material é muito resistente à impacto!!!! Laughing Laughing Laughing

Ainda não vi o que aconteceu mas, pela temperatura em que se encontrava o motor e o cheiro característico, acredito que vou precisar reenrolar ele.

Não vou postar este pequeno vídeo ainda. É muito curto e não dá para mostrar o potencial do aeromodelo. Quando voltar a voar e tiver um vídeo decente, faço uma montagem e posto tudo.

Como o motor do projeto inicial queimou, fiz sua substituição por outro, com menor empuxo e menor KV. Instalei um Turnigy 2836/2350 que segundo os testes do site BUNGYMANIA fornece 920g de empuxo.

Posso acrescentar que ontem (domingo 04/03/2012), fiz um novo vôo com o Ghost Arrow com o novo setup. A partida foi meio sofrida, como eu esperava. Vencer a inércia de 1300g com 900g de empuxo foi trabalhoso mas, depois que pegou velocidade, voou tranquilamente. Não é uma velocidade assustadora, mas já deu para brincar. O vôo durou aproximadamente 7 minutos e ainda tinha bateria para voar mais tempo.

Mas se for possível re-enrolar o motor original de modo que ele suporte mais corrente, ou seja, dando uma turbinada nele, eu gostaria de tentar para conseguir mais velocidade. Estou trabalhando nisso.

O vídeo está sendo editado e, tão logo esteja disponível no you tube, disponibilizo para vocês.
Disney
Ir para o topo Ir para baixo
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty5th março 2012, 19:51

O vídeo dos primeiros vôos:



Disney
Ir para o topo Ir para baixo
bigespectro
Admin
Admin
bigespectro


Pontos : 1431
Data de inscrição : 24/02/2011
Idade : 71
Localização : sorocaba

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty7th março 2012, 01:30

Voo maravilhoso eheheh, mas gosaria de fazer umas perguntas ao amigo

..Vc saberia dizer as diferenças de peso para uma asa igual nos materiais isopor Pluma, P3 e pastinha?
Ela seria mais pesada que as outras ...?
Viu alguma vantagem em faze-la nesse material?
Obrigado e parabens pela criatividade.
Ir para o topo Ir para baixo
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty7th março 2012, 05:35

bigespectro escreveu:

...
Vc saberia dizer as diferenças de peso para uma asa igual nos materiais isopor Pluma, P3 e pastinha?
Ela seria mais pesada que as outras?
...

Com certeza ficou 3x mais pesada que se fosse construída com isopor pluma, que acredito ser o depron, no caso, comparando com o de 5mm, que foi o teste que fiz.

SkyRay c/vídeo Aeromodelismo_17Fev2012%20065

SkyRay c/vídeo Aeromodelismo_17Fev2012%20066

SkyRay c/vídeo Aeromodelismo_17Fev2012%20067

Quanto aos outros materiais, não saberia lhe informar a diferença aproximada de peso, mas com certeza é mais pesado que isopor P3 e acredito ser também mais pesado que a pastinha pois tenho um BIG tiger POL em polionda e analisando o material dá pra perceber que o policarbonato é mais reforçado.


bigespectro escreveu:

...
Viu alguma vantagem em faze-la nesse material?
...

A primeira e clara vantagem é a transparência. Ainda não instalei leds para vôo noturno (próximo passo), mas pela maneira que o material é feito, acredito que o visual será muito interessante. E isto foi a principal razão de tentar utilizar este material.

A segunda, como já comentei no início do post, é a resistência incrível deste material ao impacto, e que pode ser confirmada no vídeo. Se fosse uma asinha de depron, na segunda tentativa de decolagem, quando bateu de frente com aquele barranco no chão, teria se espatifado. Em P3, se fosse entelado, talvez os danos fossem menores mas com certeza haveriam, o que acredito ocorreria com o polionda. O impacto no solo, no momento do pouso é outro fato que corrobora esta resistência pois ocorre quase que exclusivamente na quilha de lançamento! What a Face Apesar do peso e da grande força de impacto, ela continua inteira, com alguns arranhões apenas. Ou seja, o material é muito resistente.

A terceira vantagem é viabilizar o uso de outro material para a construção de aeromodelos. Temos balsa, isopor, depron, polionda, fibra de vidro e carbono e agora policarbonato. Meu objetivo final, quando iniciei este projeto é construir um aeromodelo de 2m de envergadura, para colocar um motor GAS (talvez um 32cc, dependendo do peso final). O material já está comprado... agora é só tempo para tocar o projeto para frente.
Disney
Ir para o topo Ir para baixo
CONDOR
Medalhas
Medalhas
CONDOR


Pontos : 206
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 64
Localização : Dois Córregos S.P

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty7th março 2012, 18:34

Ótima construção e idéia.
Deve ter desse material mais fino....aí sim...bingo
Ir para o topo Ir para baixo
jvmoro
Medalhas
Medalhas
jvmoro


Pontos : 212
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 29
Localização : Boituva(sp)

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty8th março 2012, 01:34

Caramba bem legal só que achei meio pesadao. parece que voce gosta de modelos rapido porque voce nao faiz uma asa zagi de combate Very Happy bounce
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.wix.com/jvfire06/06
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty20th março 2012, 06:45

Novo vídeo:

Novo vídeo, agora com lançamento em catapulta.



Abraços!
Disney
Ir para o topo Ir para baixo
CONDOR
Medalhas
Medalhas
CONDOR


Pontos : 206
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 64
Localização : Dois Córregos S.P

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty20th março 2012, 09:04

Não conhecia esse tipo de lançamento.
Parabéns Yensid é gratificante uma coisa assim, criação própria, sucesso, satisfação e inovação.
Parece ser indestrutível esse material.
Ir para o topo Ir para baixo
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty26th março 2012, 12:54

Novo projeto!

Estou iniciando um novo projeto de aeromodelo em policarbonato. Desta vez será um jato perfilado com motor em push, cuja planta pode ser encontrada no site http://www.parkjets.com/. Apenas fiz algumas alterações para tentar adequar melhor ao material e ao seu peso, ampliando o aeromodelo e deixando com 90cm de envergadura. Acredito que com isso devo conseguir uma boa carga alar... vamos ver!

SkyRay c/vídeo SkyRay001p

Peças cortadas... vamos iniciar a montagem.

Terminei de recortar as peças do SkyRay perfilado e começarei a montá-lo.

SkyRay c/vídeo SkyRay002p

As peças ainda estão com o filme plástico que protege o policarbonato de riscos. Após concluir os recortes, fiz a pesagem das peças...

SkyRay c/vídeo SkyRay003p

Encontrei 516g. Com a eletrônica cheguei aos 700 e poucos gramas. Acredito que consiga ficar abaixo de 1Kg neste aeromodelo... vamos ver.

Mesmo assim, estimei a carga alar com um peso final esperado de 1000g. A área da asa, calculada a grosso modo em função de sua geometria, foi de 41,5dm2, o que me dará uma carga alar de aproximadamente 24g/dm2, que achei muito boa! Very Happy Laughing Very Happy Se ficar por aí, vou dar pulos de alegria e acredito que o aeromodelo deva voar muito bem.

Vamos aguardar o desenrolar dos fatos...

Enquanto isso, estou fazendo pesquisas para o próximo passo deste projeto. Um aeromodelo muito mais rebuscado... Estou pensando num Extra 300 Giant! Shocked O que acham?!

SkyRay na posição um, pronto pra decolar...

Conclui a montagem e ajustes finais do SkyRay. Seguem as fotos:

SkyRay c/vídeo SkyRay010p

SkyRay c/vídeo SkyRay012p

Abaixo a visão da parte superior do aeromodelo (extra-dorso):
SkyRay c/vídeo SkyRay013p

Aqui, como ficou a visão do dorso do aeromodelo:
SkyRay c/vídeo SkyRay014p

O peso final, em ordem de vôo foi de 962g Laughing Laughing Laughing Laughing o que vai me dar uma carga alar bem abaixo do que havia planejado. Acredito que deve voar muito bem. Vamos ver.
SkyRay c/vídeo SkyRay015p

Aproveitei e fiz um pequeno teste num pedaço de policarbonato, para ver o menor ângulo que conseguia curvá-lo. Vejam o que consegui!
SkyRay c/vídeo SkyRay010pa

SkyRay - primeiro vôo!

Segue abaixo o vídeo do primeiro vôo do SkyRay. Vôo muito mais tranquilo que da asinha (Ghost Arrow), com decolagem fácil e pouso dócil. Confiram!



Estou aguardando as construções em policarbonato dos colegas aqui do fórum. Será que ninguém se habilita?!
Nem nosso mestre BigSpectro?!
Abraços!
Disney
Ir para o topo Ir para baixo
jvmoro
Medalhas
Medalhas
jvmoro


Pontos : 212
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 29
Localização : Boituva(sp)

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty26th março 2012, 20:59

caramba um aeromodelo melhor que o outro Very Happy to no aguardo EXTRA 300 GIANT Laughing
uma pergunta voce nao teria umas plantas tipo desses modelos ai que voce faiz ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.wix.com/jvfire06/06
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty26th março 2012, 21:19

Tenho sim mas, todos eles são de plantas existentes na NET. Visite a página que informei no início da construção do SkyRay (parkjets.com) e você poderá baixar várias plantas, todas para construção em depron, grátis e muito bem feitas. É só por a mão na massa e construir o que você quiser.

Abraços e boa sorte.
Disney
Ir para o topo Ir para baixo
bigespectro
Admin
Admin
bigespectro


Pontos : 1431
Data de inscrição : 24/02/2011
Idade : 71
Localização : sorocaba

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty28th março 2012, 07:07

Rapá, seguinte heeheh, ce pensa q nao estou buscando esse material aqui na regiao só q nao encontrei nem cheiro dele.
Me dá umas dicas de onde poderia conseguir.....
Outra, que eletronica vc usou nele?
Fiz um semelhante em pluma, deve ter o video mas nem sei onde esta ehhehehehe , isso a mais de ano.
Parabens pelo voo, realmente parece que foi bem melhor que a asinha, né?
Ir para o topo Ir para baixo
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty29th março 2012, 11:34

BIG, o material chama-se mesmo policarbonato alveolar. É usado para fazer coberturas transparentes, geralmente em estacionamentos, entrada de prédios, clínicas e hospitais.

A eletrônica que usei foi um motorzinho 2836 de 2400KV, com uma bateria 3S de 2600mAh e um ESC de 30A. Os servos foram mini com engrenagens de metal, mas nem precisava disso tudo.

Abraços.
Disney
Ir para o topo Ir para baixo
bigespectro
Admin
Admin
bigespectro


Pontos : 1431
Data de inscrição : 24/02/2011
Idade : 71
Localização : sorocaba

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty30th março 2012, 00:38

Xá comigo eheheh.........é nóis.
Ir para o topo Ir para baixo
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty30th março 2012, 05:48

Vamos começar a iluminar a noite?!

Ontem fiz algumas pequenas modificações no SkyRay. Primeiro troquei a bateria de 3S para 4S e, após realizar alguns testes de potência, resolvi optar pela troca da hélice também, pois estava usando uma 6x4 e a corrente chegou aos 70A de pico. Com certeza iria torrar o motor! Coloquei uma hélice 5x5 e a corrente máxima caiu para 41A. Como a corrente de pico do motor prevista é de 38A, acredito que seja possível dar umas boas aceleradas sem comprometer o conjunto. Também tive de trocar o ESC que antes era de 30A e agora foi colocado um de 50A. Vamos ver como se comporta em vôo.

Aproveitei e instalei provisoriamente algumas fita-leds para verificar como o aeromodelo ficará, quando iluminado, pois pretendo fazer alguns vôos noturnos com ele. Aliás, o que desencadeou o início deste tópico foi exatamente o interesse em ver o resultado visual nos céus desta iluminação. Gostei e acho que vai ficar muito legal.

SkyRay c/vídeo SkyRay016p

Na próxima semana, se conseguir todos os leds necessários, faço a iluminação completa.
Abraços!
Disney
Ir para o topo Ir para baixo
Rafinhavip
Medalhas
Medalhas
Rafinhavip


Pontos : 95
Data de inscrição : 20/03/2012
Idade : 37
Localização : sorocaba

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty30th março 2012, 09:48

muito daora cara parabens vamos acompanhando de perto aki.
Ir para o topo Ir para baixo
bigespectro
Admin
Admin
bigespectro


Pontos : 1431
Data de inscrição : 24/02/2011
Idade : 71
Localização : sorocaba

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty30th março 2012, 17:39

Rapá, tu é demais doutor heehhe, cada dia q passa o senhor me surprende mais e mais............................muito lindo tcheeeeeeeeee e bóra vua nas altas horas, adoro isso Basketball
Ir para o topo Ir para baixo
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty31st março 2012, 05:30

Viu BIG, esta é a principal vantagem deste material! Acho que depois de toda iluminada e em vôo noturno, deve ficar muito bonito! Vamos aguardar para conferir. Estou aprontando os ledizinhos!
Disney
Ir para o topo Ir para baixo
bigespectro
Admin
Admin
bigespectro


Pontos : 1431
Data de inscrição : 24/02/2011
Idade : 71
Localização : sorocaba

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty31st março 2012, 14:37

Tamus nu aguardu......................... Basketball
Ir para o topo Ir para baixo
yensid
Medalhas
Medalhas
yensid


Pontos : 37
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 58
Localização : Pombal - PB

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty1st abril 2012, 10:11

SkyRay iluminado, pronto para vôo noturno!

Conclui a iluminação do SkyRay e hoje à noite espero fazer o vôo noturno inaugural. Se tudo der certo, amanhã posto o vídeo para a galera curtir.

SkyRay c/vídeo SkyRay017p

SkyRay c/vídeo SkyRay018p

SkyRay c/vídeo SkyRay019p

Abraços!
Disney
Ir para o topo Ir para baixo
bigespectro
Admin
Admin
bigespectro


Pontos : 1431
Data de inscrição : 24/02/2011
Idade : 71
Localização : sorocaba

SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty1st abril 2012, 11:19

Tá muito lindo tcheeeeeeeeeeeee, vai ficar um espetáculo no ar.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





SkyRay c/vídeo Empty
MensagemAssunto: Re: SkyRay c/vídeo   SkyRay c/vídeo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
SkyRay c/vídeo
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ola pessoal Video do Duo
» Big-Skyrider...c/ video
» COMO ENTELAR/c video
» Modelo STUNK c/ video
» Wanell Ville----video

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: AERMODELISMO :: CONSTRUÇOES EM GERAL-
Ir para: