Continuando... o trem de pouso principalMontei então o trem de pouso principal. Para tanto, utilizei 2 raios de bicicleta para montar os dois eixos, que foram unidos na caverna central da fuselagem após serem devidamente dobrados. Fixei-os amarrando com nylon e depois usei cola quente para realizar uma "soldagem" final.
Esta montagem, até agora, tem se mostrado bem forte. No primeiro pouso, como pode ser visto, o trem de pouso principal dobrou-se totalmente mas, voltei-o para a posição principal ser grandes problemas.
Ontem, num terceiro vôo, esqueci de fixar adequadamente a bateria e o aeromodelo ficou incontrolável no ar, sofrendo um acidente. Terminou por chocar-se com uma árvore danificando as asas e o trem de pouso principal. Este, novamente, foi apenas reposicionado no lugar, sem grandes problemas.
Para fixar os pneus nos eixos, uso um material facilmente encontrado e muito barato. Por aqui, compro por R$ 1,50.
É um soquete de lâmpada, daquele mais baratos que existem. Mas tem que ser o que possui estas peças no seu interior...
E que elas sejam aparafusadas pela parte interna...
Só assim você tem como retirar estas peças metálicas e utilizá-las.
A parede de fogoRealizei então a montagem da parede de fogo. Para tanto, novamente utilizei um pedaço do meu material plástico (alternativo), no intuito de fazer uma experiência e ver se ele é suficientemente forte para este propósito.
Esta peça foi colada no lugar com cola quente...
Tendo sido fixado o motor primeiramente e então, confeccionei 2 outras peças do mesmo material e, após colar pela parte externa da fuselagem, ancoreias com a parede de fogo utilizando parafusos de rosca soberba (ou rosca rápida).
A parede de fogo cumpriu seu papel com uma ressalva. A hélice tem que estar devidamente balanceada. Caso contrário a vibração do conjunto hélice motor é amplificado pelo material plástico, impossibilitando o vôo.
A montagem dos elevons:Realizei então a confecção dos push-horns para serem colocados nos elevons. Como os servos ficariam fixados na fuselagem, resolvi montar um sistema semelhante ao utilizado nos ailerons, quando se usa apenas um servo.
Este foi fixado no local devido utilizando pedaços de fita filamentosa 3M...
E posteriormente fixei os elevons com a mesma fita filamentosa, por cima e por baixo da asa.
Reforcei o local onde foi fixado o push-horn no elevon, utilizando pedaços de cartão de crédito pela parte de cima da asa e por baixo. Conclui fixando com 2 parafusos de servos.
E na foto abaixo, vemos em detalhe como ficou o mecanismo e o posicionamento do servo do elevon.
Fiz então o compartimento para as baterias, após verificar que o posicionamento das mesmas deveria ser neste local da fuselagem. Para isso, realizo uma pré-montagem e vou posicionando a bateria por cima da fuselagem até encontrar seu ponto ideal.
E conclui fixando definitivamente a asa superior.
Criei então, utilizando o mesmo material plástico, as "colunas" de sustentação das asas.
Como elas não estavam previstas na planta original, realizei o desenho, recortei e só então defini o local e fiz os devidos encaixes nas duas asas. Mas ficou bom.
Abri então o compartimento da bateria.
Depois, colei pequenos pedaços de depron na parte interna para garantir que este pedaço ficasse devidamente posicionado no lugar, necessitando apenas de fita transparente para realizar a fixação para vôo. Poderia ter utilizado imãs de neodmio, mas não sofistiquei muito.
Criei duas aberturas na parte anterior e inferior da fuselagem para entradas de ar, no intuito de refrigerar o ESC e a bateria. Nessas aberturas, colei pequenos pedaços de embalagem de cola (reciclando material!), que ficaram perfeitas.
Na parte superior da fuselagem, posteriormente às baterias, fiz uma abertura para a saída de ar e assim permitir o adequado fluxo do mesmo neste compartimento.
E aqui o aspecto definitivo da tampa do compartimento de baterias.
Com isto, dei por concluída a montagem e parti para a pista, para o primeiro vôo, cujo o vídeo já foi postado.
Peso final em ordem de vôo = 1500g
Bateria para motor = LiPo de 3S 4000mAh
Bateria para receptor = NimH 4S de 1500mAh
ESC = 70A
Motor = Turnigy 3648 1450
Hélice = 7" x 5"
Para que desejar esta planta, no tamanho que contrui, seguem os link abaixo:
https://skydrive.live.com/?sc=photos&cid=ed29b80e0a3fe2f1#cid=ED29B80E0A3FE2F1&id=ED29B80E0A3FE2F1%21115&sc=documentsUm forte abraço!
Disney